Perigos ocultos na maquiagem

Muitas mulheres podem ficar relutantes em sair de casa sem ela, mas a maquiagem está colocando as mulheres em risco de doenças mortais, dizem alguns especialistas.

De acordo com um novo estudo publicado, alguns cosméticos e produtos de beleza geralmente contêm ingredientes tóxicos que podem causar câncer e outras doenças fatais. Muitas lacunas nos regulamentos governamentais estão sendo exploradas pelos fabricantes para permitir a venda de produtos químicos proibidos diretamente nos balcões, sem nenhum controle, afirma os responsáveis pelo estudo.

Os autores, a Dra. Kim Erickson e o Dr. Samuel Epstein dizem que muitos ingredientes na maquiagem demonstraram causar câncer em animais e nunca devem ser usados como parte de uma rotina de beleza em seres humanos. As cores do alcatrão de carvão, a fenilenodiamina, o benzeno e até mesmo o formaldeído são algumas das toxinas comumente encontradas em shampoos, cremes para a pele e blushes, dizem eles.

Os químicos presentes em muitos produtos interrompem as ações hormonais e podem diminuir a imunidade às doenças e causar danos neurológicos e reprodutivos.  Alguns podem estar ocultos até em outros cosméticos de uso mais diário. O desrespeito com a saúde do consumidor parece ser o grande item deste círculo de abuso humano. A indústria parece considerar somente o lucro e o valor em fundos que esta manobra provoca.

alguns cosméticos e produtos de beleza geralmente contêm ingredientes tóxicos que podem causar câncer e outras doenças fatais

Até quando isso vai acontecer?

Alguns trabalhos famosos enfatizam os perigos dos efeitos adversos do acúmulo de cosméticos com o uso prolongado na pele de algumas mulheres. Muitas delas desenvolveram um quadro alérgico que progrediu para patologias mais significativas. A toxidade dos químicos presentes na formulação destes produtos é suficiente para aniquilar a vida de muitos ratos de laboratório. Mas, mesmo assim são disponibilizados ao público em geral.

Os cosméticos modernos, de acordo com os especialistas, contêm um coquetel de ingredientes duvidosos que estariam em melhor condição nos tubos de ensaio dos laboratórios do que me nossas faces. É que estes ingredientes são sintéticos e mais baratos, estáveis e têm uma vida prolongada, por isso os fabricantes de cosméticos adoram coloca-los nas fórmulas de grandes marcas, mas os resultados a longo prazo podem ser fatais aos usuários.

A Dra. Kim disse ainda que os mesmos venenos que poluem o meio ambiente, desde dioxinas até petroquímicas, podem ser encontrados nos armários de banheiro de qualquer família. “Muitos dos mesmos ingredientes provocaram câncer em ratos de laboratório”, acrescentou ela.

Algumas empresas milionárias de cosméticos faturam muitos bilhões de dólares todos os anos e empregam milhões de pessoas. Talvez estes indicadores possam explicar porque algumas delas conseguem burlar a vigilância de muitos órgãos e disponibilizar químicos tão letais em suas fórmulas. Quanto mais alto o imposto a pagar, maiores os benefícios de abate… ou descaso!

Uma interpretação manipulada nos regulamentos permite que os cosméticos contenham substâncias proibidas se não puderem ser “razoavelmente” removidas. Os pesquisadores dizem ainda que os produtos químicos entram na corrente sanguínea de várias maneiras. Sprays de cabelo, perfumes e pós são inalados; O batom é engolido; Maquiagem dos olhos absorvida pelas membranas mucosas sensíveis e outras através da própria pele.

A médica especialista que participou da pesquisa disse que nos últimos 20 anos, ela tratou 8 mil mulheres, quase todas consideradas sensíveis aos produtos de beleza. Ela disse: “Não há dúvida alguma de que as pessoas estão sendo contaminadas por seus cosméticos. Muitas coisas adicionadas nas fórmulas de alguns produtos são cancerígenas, e são permitidas porque os cosméticos não são considerados tão graves quanto as drogas ou alguns alimentos”.

Ela continua em seu relato: “Um dos casos mais extremos que eu vi é de uma mulher cuja medula óssea foi afetada por substâncias químicas usadas na tintura dos cabelos”. “A situação atual é muito perigosa e totalmente inaceitável”, ela suspira com tristeza no final da entrevista.

 

 

 

Deixe um comentário